Cigarro leva minutos para danificar DNA humano

.

Os males do cigarro no organismo vão um pouco além dos conhecidos, saiba que além de tudo ele altera o seu DNA.

Tabagismo causa danos genéticos imediatos

É o que as pesquisas concluem sobre o hábito de fumar, pois através da absorção da fumança inicia-se um processo bioqúimico de transformação de nossos genes rapidamente aumentando o risco de câncer a curto prazo.

“Os resultados aqui relatados servem como uma dura advertência àqueles que estão pensando em começar a fumar”, disse a principal autora do estudo, Stephen S. Hecht, do Centro Maçônico do Câncer. Os causadores do câncer são os HAPs

Nesta pesquisa, os investigadores focaram na classe de causadores de câncer encontrados na fumaça do cigarro, os chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ou HAPs. Eles são conhecidos por causar danos ao DNA e por isso acredita-se que os mesmos tenham um importante papel na fase inicial do câncer de pulmão.

O que mais chamou a atenção da equipe de pesquisa foi a rapidez do processo causador de câncer, ao transformar-se rapidamente no corpo em uma toxina conhecida, o HAP em questão começou a causar danos ao DNA do fumante entre 15 e 30 minutos depois da inalação da fumaça.

Fonte: Comportamento e Saúde

.